sábado, 30 de janeiro de 2010

"Roubalheira"



Há uns poucos de dias num dos blogues linkados aqui ao lado houve um imbróglio por falta de pagamento de royalties duma fantástica fotografia de um belíssimo exemplar nadante, fotografado de maneira sublime e reveladora dos dotes superiores do artista. Aderi recentemente ao Facebook e ao navegar entre os milhares de amigos à mão de semear, encontro estas fotografias, que apenas dirão alguma coisa a muito poucos.
Como conhecia quem as tinha posto, entrei em contacto com o herdeiro dos negativos, pedi-lhe autorização para as pôr aqui e se dúvida houvesse que poria sempre a autoria das mesmas.
O mail chegou algum tempo depois, negando-me tal vontade, e as fotos ficaram por aí.
Como eu partilho daquela premissa inicial de que a Net seria o sítio livre em absoluto, de troca de ideias, de conhecimento, de cultura, de ideias entre culturas, a publicação de algo que está na net não pode estar sujeita aos caprichos de seres egocêntricos.
Este blogue podia chamar-se "Roubar é preciso", porque não tenho feito outra coisa senão roubar as imagens e as palavras dos outros e não o entendo como um roubo, vejo-o como momentos de partilha com pessoas que julgo parecidas comigo.
Sendo assim, as fotografias ficam aqui, um ou dois dias e a seguir apagam-se, cumpre-se o desejo de quem as quer mostrar e de quem não.
P.S.- Espero que não tenha vindo mal ao mundo por ter publicado as malfadadas fotos, no seu lugar fica o vazio de um quadro de Malevich - White on White.

6 comentários:

Anónimo disse...

Olá Marco.
Isto anda tudo baralhado...
Há sempre que alguém "apontar" uma maquina ás nossa embarcações. Vamos exigir "royalties"?
Aqui aparecem "montes" de bonitos barcos da "tua" Ria.
http://olhares.aeiou.pt/barco_ria.htm
Conheçes alguém a quem tenham pedido autorização para os fotografar?
Partilha...Uma palavra muito dificil de pronunciar...
Abraços,
PJNunes

joao madail veiga disse...

Pois é, não se entende.
Mas aqui fica a minha solidariedade, de quem pensa que é importante partilhar imagens e ideias.

conde disse...

È uma coisa bastante estupida, essa de colocar fotos na net e depois não gostar que as copiem e parece que nem há justificação para tal, porque ao colocarem fotos de autor num espaço publico não podem evocar direitos de autor. Ainda mais estupido é quando as fotos incidem sobre um sujeito o próprio que tira a foto tem que ter, ai sim, a autorização da pessoa, normalmente não a pede e depois reenvidica para si uma pregorrativa que o próprio não utilizou. Claro que não faço a minima ideia se o caso se aplica no exemplo acima, comentei de uma forma geral. De qualquer modo gostei muito das fotos.
Não comparando, do meu sitio qualquer pessoa pode sacar fotos, embora algumas delas tenham custado algum dinheiro, resultado de workshops, é um motivo de orgulho saber que eventualmente alguem saca uma foto minha porque gostou.

Moreira disse...

Há Home Bô... é assim mesmo, há lugares mais visitados onde estas fotos têem outro relevo do que em esconças páginas de facebook.Quem se mete com o Almagrande leva...

Moreira disse...

O herdeiro em causa já as eliminou do seu facebook, julgou ele por antecipação ou para evitar futuros «roubos» mas atenção que o quadro de Malevich tem dono, tá cá em casa e a mim não chegou nenhum pedido de divulgação.

Mike555 disse...

Acho bem M, se não as querem partilhar não as ponham na net.
Eu por mim nem me passa pela cabeça pedir contas a quem me fotografa quanto mais a quem mas copia.
Manda-os áquele sítio.