quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

"Britannia"










Construído em 1893 por G.L.Watson, por encomenda de S.A.R. Edward VII, teve uma vida desportiva brilhante, em 40 anos de regatas venceu 231, tendo inclusivamente vencido o "Vigilant", vencedor da America's cup em 1893. A par da brilhante carreira na Europa, serve como barco de treino do "Shamrock I" de Lipton, desafiante da Taça. Já com GeorgeV o barco ganha novo alento, nova armação e volta às vitórias. Os anos pesam e os novos Classe J, fazem valer os seus créditos, a época do "Britannia" tinha passado. Quando George V morre tem como desejo que o "Britannia" o acompanhe. No dia 9 de Julho de 1936, o barco é afundado a sul da ilha de Wight.

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito boa noite.
Estamos a observar dos mais bonitos
exemplares de barcos classicos.
Como se pode verificar, o tosado destes barcos, que estão na fotografia,não têm qualquer quebra na linha, que separa o convés do casco " tosado". Tudo isto tem harmonia e é este traço que deixa sempre duvidas a quem projecta.
Esta linha parece não ter muita importancia, mas num barco grande ou pequeno, classico ou moderno, de competição ou passeio, faz com que os barcos sejam elegandes, prachas ou tamancos.
Quanto ao GEORGE V, só tenho a dizer que ele foi um grade egoista, fosse para onde ele fosse, não tinha nada que mandar esta obra de arte para o fundo. O Mundo está cheio destas coisas. "neros"

Um abraço
"Raquel"

almagrande disse...

Boas João, assino por baixo. É fantástico ver-se barcos que vão passando de geração em geração, uns aguentado mais que outros, mas todos eles ganhando uma certa aura de respeitabilidade que deve ser acarinhada. Este devia ser um barco fabuloso.