sábado, 23 de janeiro de 2010

"12mR"

Constellation


Sovereign

"Os americanos, com efeito, na quadra que estamos em Newport, preparam-se activamente nas regatas de selecção que devem designar o defensor da famosa taça instituída pelo «Yacht Club» de Newport e de New York. Sabe-se que a regata da América se repete sempre que um país aceita o desafio renovado depois de cada vitória dos americanos, vencedores desde 1851.
Este ano os ingleses aceitaram o desafio. Construiram, especialmente com vista à regata, dois regateiros - o «Sovereign» e o «Kurewa V» - objectos de todos os seus desejos, frutos de todos os progressos da sua técnica náutica. Estes dois soberbos veleiros vão enfrentar-se em Cowes sob o olhar implacável dos peritos do «Royal Thames Yacht Club». O vencedor virá em Setembro medir-se com o vencedor dos representantes americanos. Estes têm barcos antigos mas modernizados e afinados com os últimos aperfeiçoamentos: o «Columbia», vencedor da taça em 1958 contra o inglês «Sceptre»; «Easterner» e «Nefertiti», igualmente antigos pretendentes à competição, e dois barcos completamente novos: o «American Eagle» e o «Constellation». Um sexto barco, o «Nereus», não concorreu: serve para treinar o «Constellation» do qual é irmão mais velho: o mesmo mastro em titanium, o mesmo aparelho, ou quase.
É um espectáculo extraordinário ver evolucionar estes barcos, mas é difícil aproximarmo-nos deles tal a sua velocidade e a rapidez das suas manobras."
Eric Tabarly
(O Constellation viria a vencer a Taça, em confronto com o Sovereign)

2 comentários:

João Manuel Rodrigues disse...

Ora aí está ele, em todo o seu explendor!

João

almagrande disse...

Boas João, era uma bela máquina.