sábado, 31 de outubro de 2009

"Asa Negra"


Já falei dele aqui, do Asa Negra, um Jollenkreuzer como o da fotografia, que veio parar à Ria porque Francisco Ramada importou os planos. Foram feitos mais dois, o "Vareiro", mais conhecido pelo "Alemão" e um outro construído no Algarve que não lhe conheço para além disso.



Modelo bastante popular na Alemanha, aqui com um personagem bastante conhecido a bordo do seu exemplar.


Enviada pelo actual proprietário do "Asa Negra", um dos barcos que veio do frio, a fotografia e o comentário;


Anónimo disse...
Caro Almagrande,de facto esse barco é muito amado pelos novos proprietários. A história que lhe falta acerca desse barco posso contá-la aqui um pouquinho. Um dia ainda muito novo a velejar em optimist avisto o tão afamado asa negra, coberto com ripas de madeira e mais algum entulho. Ora eu estava em plena regata no Sporting Club de Aveiro, ( essa regata não esqueço: ganhei o 1º prémio que na altura não era uma taça. Quando vi uma série de barris para entregar como prémio fiquei muito chateado. " Ora, logo agora que fiquei em primeiro é que não me vão dar uma taça". Conclusão, era um pote de ovos moles com o qual me deliciei na viagem até Oliveira de Azeméis. Nunca mais esqueci essa regata. Vi um veleiro que queria que o meu pai comprasse e consolei-me com ovos moles.) Depois, e ainda miúdo, teria 12 anos, consegui convencer o meu pai a ir ver o barco de que todos tanto falavam, e que eu próprio já tinha andado a ver ainda no carregal quando estava muito mal tratado. O meu pai, mesmo sem saber velejar, lá levou o Mestre Zé, o mesmo que o tinha construído no final da década de 60, e este, tira uma navalha no bolso e " esforancou " o barco todo, mas no final diz-nos, Sr. Ferreira ainda temos barco. E foi aí que o "asa negra" ressuscitou. A partir daí foi a compra e depois a reconstrução. E agora é um barco diferente com quarto de casal fechado ou não à proa, quarto individual fechado à popa, wc fechado a estibordo, cozinha de recolher para baixo do convés a bombordo, e praia de acesso à água á popa. Enfim um barco modificado, actualizado e muito amado pelos actuais donos. Adorei ver o meu barco, tal como nasceu, no seu blog Almagrande, o meu muito obrigado.RF

1 comentário:

jc disse...

Coincidências! Eu quando ví pela 1º o Asa Negra, também estava a navegar num Optimist, no Carregal e lembro-me de ter pensado assim:
-Muito gostava de ter um veleiro como este.Se fosse meu não o deixava chegar a este estado!
Nessa altura o Asa Negra estava em muito mau estado.Fico feliz por o reencontrar aqui, passados uns bons anos e por saber que ele agora é muito amado pelos seus novos donos.