quinta-feira, 30 de abril de 2009
quarta-feira, 29 de abril de 2009
"Mar"
terça-feira, 28 de abril de 2009
segunda-feira, 27 de abril de 2009
domingo, 26 de abril de 2009
"Tardada"
Ontem tive uma bela tardada de vela, proporcionada por uma das classes do Centro de Vela da Costa Nova. Num "Sprinto", com um dos "Vouguistas Militantes" da Ria como intrutor, três alunos e eu de boleia, como mero expectador. Gostei do barco, perfeitamente adequado à função, com um comportamento são e bastante previsível, espaçoso e simples de tripular. Mas gostei pricipalmente do bom ambiente a bordo, da calma e do desembaraço dos instruendos. Depois de termos vencido, a custo, a corrente fortíssima até à entrada da barra, fomos mar-adentro numa velejada de grande luxo, com os alunos a revezarem-se ao leme com grande à-vontade. O mar, com uma vaga larga e um vento na conta certa fizeram o resto; uma tardada de grande prazer.
Ainda nos cruzámos com o Delmar Conde, também a fazer o gosto ao dedo no seu "Mike Davis" e com um outro, de belíssimas linhas clássicas. A maquininha desta vez ficou em casa!
O regresso ao clube foi igualmente agradável, apesar de algumas gotas de chuva que entretanto cairam. Ao Miguel e restante tripulação o meu agradecimento pelo óptimo passeio.
sexta-feira, 24 de abril de 2009
quinta-feira, 23 de abril de 2009
terça-feira, 21 de abril de 2009
domingo, 19 de abril de 2009
sábado, 18 de abril de 2009
quinta-feira, 16 de abril de 2009
quarta-feira, 15 de abril de 2009
"The Sound of Silence"
Não serão mil as águas que caem, mas vão caindo certinhas fazendo cumprir o dizer popular. O barco, enfiado na garagem aguarda melhores dias, daqueles que parecem que não acabam e nos fazem esquecer que há inverno, e chuva e frio e dias curtos. Demasiado curtos.
Que venham os dias que nos devolvam os prazeres da vela, de estar na água, de afinar o barco, daquela bolina com melhor ângulo que a anterior, da adrenalina do plananço que se retém na memória ou do silêncio das tardes bonançosas. O silêncio único que se tem quando, barco e tripulação são um e as conversas subitamente param, ficando cada um entregue aos seus botões. Quem faz vela sabe do que falo, os outros que tenham o prazer de descobrir.
terça-feira, 14 de abril de 2009
"The Sea"
domingo, 12 de abril de 2009
"Les Nuits"
" De tal modo estava o dia, convidativo.... para a vela, aquele vento certinho, a maré plena, que, acabando as tarefas no CENARIO, ficámos a observar a luz de fim de tarde. E veio a conversa, "agora é que era... sair daqui com este vento, esta maré, esta luz...", e nós a olhar a lancha do meu irmão, ali em frente. "Bem, não fazemos vela, mas podemos andar de barco". Eram 7da tarde. A lancha "Ventura" foi á água. Fixámos o motor, abastecemos e zás! a caminho do Carregal.Foi uma hora a deslizar sobre a água, nem uma palavra, eu e o António A. Passámos na foz do Cáster, Tijosa, Marinha, Torrão do Lameiro, Areínho.O dia estava de facto bom para velejar, concordo."
Helder Ventura
sábado, 11 de abril de 2009
"Serenidade"
Nos murmúrios do crepúsculo
ecoam aplausos de remos
rasgando a corrente.
Recorta-se a ria, em ilhas
debruadas de algas.
Não há eco para as frases curtas
que o vento leva longe.
Sorvo o azul num gole
breve de espuma.
Com estrelas
acendo a noite.
Teço auroras
na manhã de chuva suave,
em serenata.
Maria Ascenção Rodrigues
sexta-feira, 10 de abril de 2009
quarta-feira, 8 de abril de 2009
Subscrever:
Mensagens (Atom)