segunda-feira, 6 de julho de 2009

"Pé ante Pé"


Na sexta-feira fui até à Ribeira de Pardelhas, a convite de um local, para uma "Assadela de Chocos"à moda da Murtosa. Como é à moda da Murtosa? Basicamente, e pelo que me apercebi, serão chocos, em quantidades industriais, assados em brasas perto do local onde tinham sido acabados de descarregar, comidos com a sua tinta e regados abundantemente com vinhos de gabarito. As batatas foram consumidas com parcimónia porque, segundo os populares, dão sono. Com e sem tinta, aviaram-se uns quantos alqueires deles, descontando-se aqui algum exagero do cronista. A noite, que parecia condenada pela morrinha que caía ao início, acabou por ficar de acordo com o manjar, de alta qualidade. Perto do local onde os comensais faziam a festa, o estaleiro dos "Amigos da Ria", onde há uns anos fervilhava uma actividade estonteante, obrigava à pergunta do porquê de estar sempre fechada. Acabaram os subsídios, segundo me disseram, e formadores e formandos foram à sua vida. Acabaram os fundos, e pouco ou nada ficou. Dos que andaram a iniciar-se nas artes da construção naval, quantos a continuaram como modo de vida? Nenhum! Ficou a sede, que serve para uns acontecimentos esporádicos, de índole gastronómica e social. No Sábado, fui até à Ribeira de Válega, participar em mais um anivesário da "Cenário". No final da noite, a satisfação era geral entre os associados e têm razões para isso. Da vontade e trabalho de meia dúzia de associados, que ajudam e contribuem com esforço, e tempo, e dedicação, estão a tornar a "Cenário" num exemplo que merece ser realçado. No cais, reabilitado por eles, repousam barcos que foram recuperados ali a dois passos. Dentro do antigo armazém de sal, já outros se perfilam para lhes seguirem os passos. Novas caras vão surgindo com o passar dos anos, pessoas que se vão juntando em torno de um gosto comum, o dos barcos de madeira. Da Ribeira de Pardelhas à de Válega vai uma distância muito grande, em atitude, a fazer lembrar as palavras de Kennedy; "Don't ask what your country can do for you..."
Obrigado à "Cenário" pela bela tarde. BONS VENTOS.

5 comentários:

Laurus nobilis disse...

Eis o que parece ser uma excelente iniciativa.

Gosto bastante deste tipo de cais... casto e singelo.

joao madail veiga disse...

O NVV Veronique chega a estes esteiros?

almagrande disse...

Boas Comandante, pelo calado do barco e aproveitando uma maré forte, talvez desse para lá chegar mas duvido que ele conseguisse passar debaixo da ponte da Varela. Este esteiro fica no extremo Norte da Ria, entre o de Pardilhó e o Carregal.

h ventura disse...

Muito obrigado pelas palavras e pela vossa presença na nossa festa senhor "Almagrande". E contamos com toda a tripulação na regata "Classicos da Ria" a 19 de Setembro. Vamos ter uma maré de 3,20 metros lá para o fim do dia! Nestas circunstâncias até um palhabote do Maine cá entrava! Sobre os "Amigos da Ria" é pena estarem parados. A ria precisa de todos. Mas desde que por ali perdurem os chocos com tinta e com tinto, já nos podemos dar por satisfeitos...

almagrande disse...

Boas Helder, lá estaremos para fazer uns bordos.