Desenhado e construído por William Fife em 1928 para Sir William Berry que o mandou fazer mais por colecionismo e meio de promoção social do que por simples paixão pelos barcos. Entre 1928 e 1934, ano em que Berry o vendeu, o "Cambria" foi sendo penalizado nas regatas em que ia participando fruto de ratings e handicaps pouco claros mas que por mera casualidade iam favorecendo o iate real "Britannia" e o círculo dos mais chegados ao Rei George v.
O novo dono, Sir Robert McAlpine muda-lhe o nome para "Lillias", anos depois é vendido de novo e levado para a Turquia para passear turistas onde esteve até meados dos anos sessenta.
Foi sendo vendido e revendido, passou de cutter a ketch, e numa tentativa de circunavegação interrompida na Austrália, a sua beleza desperta o interesse a três amigos regatistas que o compram e restauram. É feito um trabalho em profundidade, são substítuidas algumas cavernas, 6 mil parafusos de ferro são trocados por aço inox, um novo convés e o aparelho vélico original dão hoje de novo, brilho a este magnífico barco.
4 comentários:
as tuas fotografias laterais a preto e branco são lindasssss...quasi dignas de um Bressom.ehhehehehh
Obrigado Marieke, agora é fácil..aponta-se e a maquininha faz o resto.No tempo do sr.Bresson era um bocadinho mais complicado,nem Photoshop,nem editores do Windows,nem auto-focus.
Agora não há maus fotógrafos.
Vejo que este espaço continua a precisar de navegar... e bem!
Obrigado Laurus, na falta de verdadeiras navegações vai-se navegando na net..
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