sábado, 8 de maio de 2010

"Da taca e da unhaca"


Há bastantes anos, não seria eu mais que um projecto longínquo, havia por estas bandas dois amigos que se encontravam depois do jantar para umas partidas de bilhar no centro recreativo local, habitualmente ganhava o mesmo, e o perdedor exclamava num tom de incredulidade, " Não sei...este taco..não sei... só pode ser do taco...". O outro sorria e disparava," Não é da taca, é da unhaca!".
Mudando o registo, é sabido que os "Vouguistas" tratam bem das embarcações, da arrumação a bordo e da limpeza com que apresentam as embarcações em, ou sem público. Geralmente lavam-se antes ou depois da utilização, seja em passeio ou regata, mas o brio da equipa de que fiz parte nas regatas da Torreira achou por bem, numa manobra inédita, lavá-lo durante a regata. Manobra difícil mas executada por nós na perfeição, que logo suscitou espanto, admiração e diga-se, uma certa curiosidade pela forma acrobática, atlética, circense, de lavar o barco em plena competição. No final das regatas fomos cumprimentados, pela classificação e pelo aprumo com que cruzámos a linha de chegada, de tal forma que fomos copiados no dia seguinte pela tripulação do barco que me enviou este mail. Tentaram, em vão, ter a nossa graciosidade a baldear o barco, resta-me uma palavra de incentivo para que não deixem de ir treinando tal manobra. Não é fácil!
Neste caso não foi da unhaca, foi mesmo da taca.
.
"Para a tripulação do "RAQUEL" na PAN da Torreira, relembro que até esta data a dimensão do nome da embarcação continua inalterada pelo que recomendo vivamente a execussão de novo lettring de maiores dimensões conforme acordado antes da prova. Poderão ainda optar pela oferta de uns Binóculos à tripulação do "Beatriz" se assim o entenderem.Ao Armador da embarcação resta-lhe assumir a responsabilidade de ter cedido tão bela embarcação em excelente estado de conservação, a uns "tripulantezecos" que não estiveram à altura não só da embarcação como do seu equipamento pois é de enaltecer o esforço financeiro do Armador em ter mandado executar velame novo de alta qualidade, em vão é certo, na tentativa de levar para Ílhavo a tão desejado prémio de vencedor a exemplo do que se passa na Taça América, mesmo tendo apostado num navegador local na tentativa de melhor conhecimento daquelas águas.Acho ainda que foi de mau tôm, mesmo depois de todo o esforço que o Armador teve em apresentar o barco nas devidas condições, terem ído para o meio da Ria baldear o barco como quem diz, podia ter limpo o barco para antes da Regata.Meus caros colegas, espero não levem a mal mas o prometido é devido.A bem da boa camaradagem e sã convivência entre os Vougas,Um abraço a todos."
Miguel Paião

Sem comentários: