quarta-feira, 25 de novembro de 2009

"Vougas no Tejo"


"Em 1939 foi criada a Secção de Desportos Náuticos da Brigada Naval, que funcionava como uma capitania da Marinha de Recreio, fazendo exames e passando cartas de marinheiro, patrão-de-rio, patrão-de-costa e patrão-de-alto-mar e ainda o registo de embarcações de recreio.
Logo a seguir, fundou-se a Associação Desportiva da Brigada Naval, que funcionava como um clube.
Começam então a proliferar os barcos de vela ligeira.
A secção de Vela do Sport Algés e Dafundo, clube fundado em 1915, organiza a Classe Nacional dos Vougas, barco originário da Costa Nova, Aveiro, que na década de 40 princípios de 50 chega a dispor de setenta unidades."
Gabriel Lobo Fialho in Vela Olímpica Portuguesa - 75 anos
fotografia - Museu de Marinha

5 comentários:

Anónimo disse...

Ainda se pode ver parqueado no recinto do Sport Algés e Dafundo um Vouga de casco azul...
PJ

Laurus nobilis disse...

Outros tempos em que, apesar de muita coisa não ir de feição, o desporto, náutico e não só, era incentivado; ainda não havia a confusão actualmente existente entre desporto e futebol! O Sport Algés e Dafundo criou muitas gerações de desportistas e, na parte que me toca, fui seu sócio até há bem pouco tempo. Família chegada, entre outras actividades, fez vela pelo Algés. Saudosas, por exemplo, as regatas do "Patrão Lopes"... Não sei se ainda se realizam…

almagrande disse...

Boas Laurus, tanto quanto sei ainda se realizam.

Quim disse...

Capitão, pelas imagens os vougas da altura não me parecem ter 6m nais coisa menos coisa, em tudo muito idênticos ao "navegador"
...

Anónimo disse...

As regatas do Troféu Patrão Lopes ainda se fazem todos os anos, com participantes nas mais variadas classes e marca o regresso de muitos velejadores da vela ligeira ás "competições" após o defeso de Verão.
PJ