domingo, 31 de maio de 2009

"Mudar de Vida"

Cenas da Arte Xávega na praia do Furadouro, retiradas do filme "Mudar de Vida", realizado por Paulo Rocha em 1966.

sábado, 30 de maio de 2009

sexta-feira, 29 de maio de 2009

"Spray"


"Esta minha construção literária vai fazer-se ao mar, no modelo e armação originais, carregada com a narração dos estranhos acontecimentos ocorridos num lar flutuante. O construtor, marinheiro há muitos anos, poderia ter carregado o barquinho, por assim dizer, com uma carga de sal, em vez de tão ousadamente se intrometer nos domínios dos navegadores da borda de água. Pudesse ao menos o autor e construtor virar de bordo, à maneira dos velhos lobos do mar, ai de mim! e esperar que o perdoassem!
Que importa que a corrente nos seja contrária? Se estiver a favor, somos por ela levados, mas para onde, ou para quê? A rota de toda a viagem é tão insignificante que pouco interessa, talvez; e afinal, onde quer que se vá, o que importa é a felicidade de se viver mais um dia no mar! É isso que torna feliz o velho marinheiro, mesmo na tempestade; e que o mantém cheio de esperança, ainda que agarrado a uma tábua no meio do oceano. Sem dúvida, é só isso! porque a beleza espiritual do mar, que conquista a alma do homem, não admite infiéis nas suas extenções sem limites."
Joshua Slocum in Sózinho à Volta do Mundo

terça-feira, 26 de maio de 2009

"Velhas Glórias"







"Alexander Smith Cochran's beautiful bronze-hulled racing sloop Vanitie flashed across the finish line in the first test for America's Cup defenders on the Sound yesterday, a winner by 16 minutes and 48 seconds over her smaller rival, Resolute. Vanitie carried off the first day's honors in impressive style, snatching victory from almost certain defeat when the race was half run and the most fickle of northwest breezes died out altogether."
Excerto da notícia do New York Times de 3 de Junho de 1914.

domingo, 24 de maio de 2009

"Ria de Aveiro"



Fotografias de Abel Santiago que, olhando para os originais, teriam sido tiradas pelos finais da década de sessenta, inícios da década de setenta.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

"Hot Spot"


Fotografia de Clark Little, um surfista que trocou a prancha pela máquina fotográfica.

terça-feira, 19 de maio de 2009

sábado, 16 de maio de 2009

"Vougas na Torreira"










Mais alguns momentos do Campeonato Regional da classe, disputado no fim-de-semana passado.
Foi bonito ver uns quantos "Vougas" e "Sharpies" a alegrar as águas da Torreira.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

"Tabarly"


Este filme andava há uns meses aqui nos confins das arcas, à espera de levar uns cortes e costuras porque é bastante longo, mas o tempo foi passando e nem cortes nem recortes. Fica a versão integral, que dá para ir petiscando ou para fazer a refeição completa.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

"Almagrande"








Fotografias tiradas no final de Agosto do ano passado, durante uma jornada memorável.
O meu agradecimento aos seus autores, Vitor C. Gomes e Helder Ventura, a bordo do "Aventura- V23".

"Portugueses das Sete Partidas"











Cenas do quotidiano de um grupo de portugueses, pescadores de bacalhau, a bordo de um barco americano em 1942.
Fotografias de John Collier jr.

domingo, 10 de maio de 2009

sábado, 9 de maio de 2009

"Marinha do Tejo"











Fotografias de Joshua Benoliel.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

"Westward"




"All you have to do is run up to Bristol and tell N.G. Herreshoff you want a yacht for that purpose and be sure not to tell him how to design her for if you do he probably will not take the order. You may have to show him some credentials for he doesn't like to design a large yacht unless he thinks the owner can afford it."
Conselho dado por "Charlie"Barr a Alexander Smith Cochran que, impressionado com a velocidade dos barcos do "Feiticeiro de Bristol", queria que este lhe fizesse uma escuna capaz de atravessar o Atlântico e defrontar os melhores da Europa.
Herreshoff aceitou a encomenda e em meados de 1910 foi o bota-abaixo, tinha um comprimento total de 49m para 41,5m de convés.
Com a prematura morte de Barr em 1911, o interesse de Cochran pelas regatas esmoreceu e o barco foi vendido a um grupo de velejadores alemães e rebaptisado de Hamburg II. Com estes continuou a colecionar prémios nas regatas em que entrava até que, em 1919, regressa a Inglaterra como despojo de guerra e vendido a Clarence Haltry, que o rebaptisou com o nome original. Haltry no entanto, devido a problemas financeiros, não será capaz de manter o Westward e ele é esquecido numa doca de Southampton.
Seria com o seu último dono, T.B.Davis, que o Westward conheceria as horas de maiores glórias, as regatas com yacht real "Britannia" fizeram história, tal a igualdade de andamentos dos dois barcos. Dedicado ao barco, Davis mantinha-o em excelente estado, fazendo as principais regatas de Inglaterra e Mediterrâneo, mantendo uma tripulação que chegava aos trinta homens quando em prova. Em 1935, o Rei JorgeV retira o "Britannia" das regatas e Davis, sem o seu principal adversário e amigo, apenas utilizará o "Westward" em passeio.
Em 1942, com 75 anos, Davis morre deixando uma cláusula no testamento, ditando que, se não fosse encontrado um dono com capacidade financeira suficiente para manter o barco, ele teria de ser afundado. Depois de alguns anos sem que aparecessem candidatos e fazendo cumprir o desejo de Davis, o "Westward" é levado para o mar alto, dinamitado e afundado.
Umas quantas milhas ao lado jazia o "Britannia", vítima de um desejo semelhante, mas isso é outra história.

"Vougas"

Depois de, na semana passada terem sido alguns dos mais esbeltos barcos do universo, quiçá de Aveiro, a visitar a Torreira, chega a hora de se poderem ver em acção os príncipes da Ria. Assim, quem tiver o bom gosto de lá ir, poderá concerteza assistir a regatas animadas em ambiente de salutar convivência. As regatas têm início ao princípio da tarde do próximo sábado, continuando no dia seguinte. Fica o convite.
Fot. - Vouga "Beatriz"

segunda-feira, 4 de maio de 2009

"À beira-mar plantado"


Filme feito para a Nato em 1956 que, independentemente da propaganda implícita, vale por algumas das imagens capturadas

domingo, 3 de maio de 2009

sábado, 2 de maio de 2009

"The Tin Drummer"

A esta hora, belas barcas engalanam a marina da Torreira, geralmente parca em mastros. Vieram de outras paragens visitar-nos, à nossa Ria, que hoje mostrava o seu lado temperamental, visceral. O postal não era bonito, mas é o retrato do estado em que está. A ajudar, uma Nortada das boas, a fazer revirar a Ria habitualmente calma e a fazê-la mostrar o lado chato da vaga curtinha e das grandes chuveiradas. Como cereja no topo do bolo, depois do jantar que tinha versado o tema, alguém se lembra de "O Tambor", em que as enguias que tanto gostamos de comer em caldeirada, mostram uma faceta necrófaga difícil de digerir. O meu agradecimento à AVELA.