terça-feira, 11 de novembro de 2008

"Orcas at Sunset"

O fotógrafo já tinha nadado muitas vezes com grandes baleias e golfinhos, mas nunca com orcas, pelo que assim que colocou a máscara e o tubo começou a sentir-se nervoso. Mas valeu a pena, já que a sua foto - Orcas at Sunset ("Orcas ao Pôr do Sol", em português) - recebeu do mais prestigiado concurso de fotografia de vida selvagem a distinção Highly Commended, na categoria de Animais no seu Ambiente, e elogios do júri. A ponto de o Museu de História Natural, de Londres, a ter aproveitado para o seu merchandising, como calendários e posters. Além de integrar, durante vários meses, a exposição, desde ontem até Abril de 2009. E como foi obtida? Nuno Sá passou cinco horas a entrar e a sair das águas da ilha de São Miguel, nos Açores, com oito orcas - várias fêmeas e crias, e dois machos -, agarrando esta última imagem enquanto o céu ficava dourado. No dia seguinte, o grupo matou uma baleia."Assim que entrei na água, um dos machos começou a nadar na minha direcção, pelo que pensei que estava prestes a atacar-me. Andou à minha volta, a apenas um metro de distância. Olhámo- -nos nos olhos", conta Nuno Sá ao DN. "Sabia que tinha de ter cuidado, mas não senti qualquer tipo de agressividade da parte dele, apenas curiosidade", conclui feliz. - P.B.
fonte-DN

3 comentários:

António Cândido disse...

As orcas são o bicho mais lindo do Mar. Penso que por isso o Manuel Martins as escolheu como imagem do Casvic, carinhosamente desenhadas à proa.

Um abraço,

AC

Laurus nobilis disse...

Aquelas Ilhas nunca vão parar de me surpreender... No local certo, na hora certa, com a técnica e a sensibilidade certa!

joao madail veiga disse...

Nunca as vi ao vivo.
No Canal da Horta para o Pico passamos por uns quantos cachalotes e é, em boa verdade, um espectaculo que nunca mais se esquece.
Magnificos seres...!!!