quarta-feira, 19 de novembro de 2008

"Crowhurst's Sad Story"

Em 1968, aproveitando a onda de entusiasmo pela circunavegação de Chichester, o Sunday Times organiza uma regata à volta do mundo,a solo, sem escalas e seguindo a rota dos Clippers."The Golden Globe Race" seria o grande desafio, o derradeiro teste para os grandes velejadores mundiais.
À partida apresentaram-se nove competidores, Robin Knox-Johnston, Bernard Moitessier, Chay Blith, John Ridgway, Loick Fougeron, Bill King, Alex Carozzo, Nigel Tetley e o "outsider" Donald Crowhurst.
A data da largada seria escolhida por cada um, entre 1 de Junho e 31 de Outubro, de maneira a passarem o Índico de verão. Knox-Johnston e Moitessier seriam os primeiros a partir, Blyth, sem experiência de vela, desiste após alguns dias. Ridgway, Fougeron, King e Carozzo não chegam ao Índico e Tetley segue no encalce dos dois primeiros fazendo boas médias.
Crowhurst, empresário à beira da falência e sem experiencia para tal empreitada, é o último a partir e na data limite. Parte desesperadamente em busca das 5000 Libras do prémio, endivida-se mais, penhora a propria casa. A glória e a resolução dos seus problemas monetários ou..
Parte atabalhoadamente, revelando alguém que não sabe para o que vai e um barco mal e insuficientemente preparado. Depois de alguns dias de navegação, Crowhurst segue lentamente rumo ao sul, com médias que nunca lhe permitirão ganhar. Perante isto, decide-se por aldrabar a organização, primeiro comunicando que fez 423 nm em 24h., depois dando posições que se revalariam uma fraude. Navega erráticamente pelo Atlântico sul, aportando na Argentina para consertos. Durante 150 dias não comunica via rádio, trabalha no diário de bordo de maneira que as suas posições na carta sejam coincidentes com a duração da viagem.
Na Argentina espera que os outros passem, Knox-Johnston chega a Inglaterra mas com um tempo lento, Moitessier abandona a regata e continua para mais uma volta ao mundo. Crowhurst sabe que não pode ser o primeiro, as suas cartas e diários de bordo seriam analisadas ao pormenor. Tetley tem grandes hipóteses de ganhar, mas ao saber que Crowhurst o segue de perto, dá tudo por tudo e afunda no Açores.
De repente, o "outsider" está, sem querer, na posição de vir a ser o vencedor e de se revelar o embuste.
Crowhurst cede, volta para trás, vagueia pelo oceano, escreve um longo missal de citações, palavras avulsas, pensamentos existênciais. Dez dias depois da última comunicação, o seu barco é encontrado sozinho no Mar dos Sargaços. Perante a perspectiva do regresso, escreve no seu diário, "It's finished.." e ao que se julga terá saltado borda fora.
Como apontamento, Robin Knox-Johnston que foi o único que terminou, doou o prémio á viúva de Crowhurst. Tetley nunca esqueceu a forma como perdeu a regata, enforcou-se três anos mais tarde.

2 comentários:

Cristiano Ardenghi Gonçalves disse...

Ótimo Post. Vou procurar o filme...Bons Ventos!

almagrande disse...

Boas Cristiano, eu já vi o filme e vale a pena.
Um abraço