terça-feira, 29 de setembro de 2009

"Tempus Fugit"


Ainda ontem eu me lamentava que o Verão dos dias longos, ensolarados e passados ao redor do barco nunca mais chegava e ele num piscar de olhos foi-se. O calor continua convidativo a umas velejadas óptimas pela Ria, que nesta época nos presenteia com dias habitualmente mais calmos que os meses anteriores. As nortadas de Agosto dão lugar a ventos mais mareiros e dóceis, e a Ria fica com uma atmosfera quase surreal. Há no ar, em certos dias, uma poalha dourada que encanta quem nos visita e quem a conhece melhor. Sabe-me bem sentar no fundo do barco e deixar-me levar ao sabor da fantasia, embalado pelo chapinhar do casco.
É tempo também de tratar do barco, pintar e envernizar as esmocadelas de dias mais atribulados e fazer um ou outro melhoramento.
Os Vouguistas, quase sem excepção, têem um orgulho enorme nos seus barcos e ainda bem que assim é, gostam de se apresentar com eles impecáveis e tratam-nos como se fossem da família. A maior parte deles ostentam nomes de familiares, não será por acaso.
Alguns passam de geração em geração e com eles a paixão de navegar num barco fantástico.
No próximo fim-de-semana, nas águas da Costa Nova poderemos vê-los a competir no Campeonato Nacional da classe. Fica o convite aos amantes e aos curiosos destas coisas.

6 comentários:

joao madail veiga disse...

Campeonato Nacional? Eu diria antes Campeonato do Mundo (Não há Vougas fora de Portugal, pois não?)
Assim, na Costa Nova vai decorrer o Campeonato do Mundo da classe.

almagrande disse...

Bem visto Comandante, Campeonato Mundial da Classe Vouga. Fica bem melhor.

jc disse...

E fora da Ria há Vougas a navegar?
Eu nunca vi nenhum Vouga a não ser na Ria de Aveiro,(infelizmente).Sendo assim julgo que este campeonato será um três em um, Campeonato Regional, Nacional e do Mundo!O vencedor ostentará três títulos em simultaneo!!!

almagrande disse...

Boas JC, há Vougas em outros sítios para além da Ria de Aveiro. Durante o Estado Novo, nos centros de vela da Mocidade Portuguesa era uma das classes presentes. Há notícias mais recentes de barcos recuperados noutras zonas do país e ilhas.

João Manuel Rodrigues disse...

Extra, estra, há um Vouga a navegar no Tejo, na vizinha Vila Franca, agora cidade.
Pertence ao Manel.

Tenho foto dele.

Vou enviar.

João

almagrande disse...

Obrigado João.