sábado, 16 de fevereiro de 2008

William Fife -1857-1944







Fife é considerado,a par com Herrshoff,Watson e Nicholson,um dos expoentes do design náutico do seu tempo.Notabilizou-se pelo equilibrio de linhas dos seus desenhos e pela mestria do trabalho executado no seu estaleiro.Desenhou três desafiantes para a taça America,encomendados por sir Thomas Lipton,tendo construido dois.de cima para baixo-convés do"SOLWAY MAID","FINTRA"-fotografado no ano de fabrico(1928)e na actualidade,"THE LADY ANNE"-1912

5 comentários:

garina do mar disse...

os "portugueses" Finola, Arabela e Emily, não são planos Fife?

almagrande disse...

O "finola" e o"emily" são planos Fife,quanto ao "arabella" não sei.sei que há mais,mas ainda não consegui encontrar fotos de barcos Fife,que estejam cá e a navegar.Tem alguma dica?

garina do mar disse...

o Arabella é o estilo do Emily, provavelmente da mesma classe... foi de uma pessoa da Gafanha, do sobrinho do capitão Marques da Silva e qualquer deles sabe concerteza de quem é o plano!!

tenho fotos de todos ;) do Emily, tenho uma linda no meio do nevoeiro preparada para pôr um dia no MN!!

dos outros tenho que ir para o baú procurar.. mas provavelmente não tenho fotos de "corpo inteiro" porque tirei-as a bordo... fiz regatas em ambos ;)

garina do mar disse...

esqueci-me... eventualmente haverá fotos de qualquer deles no livro da Associação Naval de Lisboa, já que todos fizeram regatas por lá

almagrande disse...

Obrigado pelas dicas.Vá passando por cá que eu também vou metendo o olho no MN.