quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

"Costa Nova"


"Há a praia da minha infância, em Espinho, quando era mais pequeno, e a da minha adolescência mais profunda, na Costa Nova, dos 14/15 anos, dos primeiros amores, era eu campeão de natação e gostava era de andar na Ria, à vela ou à pesca. Lembro-me bem do cheiro da Ria...essa é a praia das praias. Mas, nos anos 1980, descobri a Foz do Arelho, mais selvagem, em estado puro, um sítio onde podia pescar robalos à vontade. Gosto muito do Atlântico,do cheiro do Atlântico - lembro-me que quando estava exilado em Paris, ia até Biarritz só para sentir o cheiro do mar. Gosto das águas fortes e lá ouve-se o silêncio e a música do mar. E ainda vou, na Primavera, no Outono e no Inverno...Tenho muitos poemas escritos ali. E da minha varanda vêem-se Peniche e as Berlengas. E às vezes, só a neblina."
Manuel Alegre in Visão de 9-7-2009

1 comentário:

Laurus nobilis disse...

Que o Manuel Alegre tem bom gosto, não restam dúvidas! Este texto à Visão faz-me lembrar algumas passagens do seu livro "Alma". Tanto quanto eu entendi, Alma significa entre outros aspectos, Águeda; sem me permitem, aconselho a sua leitura.