sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

"Arte de Velejar"


"A arte de velejar é o desporto náutico mais são, mais próprio e mais fecundo em imprevistos e emoções que o mar oferece ao homem.
Não visa, em especial, ao robustecimento muscular, mas, em virtude do meio onde se pratica, contribue para desenvolver o físico do indivíduo.
Permite, igualmente, desenvolver a iniciativa e a decisão a um grau que a maioria dos desportos não conhece, exige da parte de quem o pratica uma boa dose de confiança em si mesmo, a par de um agudo sentimento de responsabilidade.
As situações imprevistas, em que a serenidade e decisão são tão necessárias para as enfrentar, como a rapidez e segurança para as resolver, dão ao velejador uma têmpera especial. Os casos complicados e as rascadas requerem tanto de reflecção madura como de prontidão na decisão.
O nauta aprende,assim, em contacto com os elementos, a contar só consigo para resolver as dificuldades.
Este desporto aviva e anima o espírito de observação e o golpe de vista em apreciar ràpidamente as situações. Muitas vezes, a segurança do barco e das vidas depende de uma simples rajada mal estimada ou duma manobra tardia ou executada atabalhoadamente.
O velejador, entre este meio especial e a Natureza, desenvolve a atenção concentrada e inteligente.
O desporto náutico cria-lhe pouco a pouco uma mentalidade nova e permite-lhe desenvolver e melhorar as qualidades de iniciativa, desembaraço e perseverança.
É pois, o desporto ideal que, como nenhum outro, prepara o indivíduo para a luta pela vida."
Condensado do livro « Arte de Velejar »

2 comentários:

Cristiano Ardenghi Gonçalves disse...

Velejar é preciso!
Abraço e ótimos ventos em 2010!

almagrande disse...

Obrigado Cristiano, bom ano para si e boas navegações.
Um abraço.