quinta-feira, 22 de maio de 2008

Olin J. Stephens



No passado dia 13 de Abril, Olin Stephens completou 100 anos. Um século de dedicação aos barcos á vela, pela prática da modalidade mas acima de tudo pelos desenhos que o tornaram no mais conhecido e bem sucedido designer do século xx.
Depois de uma breve passagem pelo MIT, aos 19 anos começa a trabalhar numa empresa de design naútico, de onde saíria dois anos mais tarde para, com o seu irmão Rod e Drake Sparkman, fundarem a Sparkman & Stephens.
Em 1931, desenha o "DORADE", um barco que viria a ser a catapulta da firma para outros vôos tal foi o seu sucesso. Nesse ano, com o pai e o irmão participam e vencem a regata entre Newport e Plymouth vencendo ainda a Fastnet.
A velocidade deste barco seria o cartão de apresentação da firma, tendo despertado o interesse dos sindicatos com aspirações a participarem na Taça América. Em 1937 desenha em parceria com W. Starling Burgess o"RANGER", seria o início de uma ligação á Taça que duraria até 1980. Por oito vezes, barcos desenhados por si venceram a prova, "Columbia", "Constellation", "Freedom", "Intrepid" e "Courageous".
Durante a sua carreira, Olin Stephens desenhou mais de 2000 barcos, entre barcos de competição e cruzeiro.
Fotos-de cima para baixo- Olin Stephens/ "Dorade"/ "Constellation"/ "Courageous"

3 comentários:

Anónimo disse...

És mesmo a excepção à regra! Refiro-me aos homens do teu signo!

Gostei muito da lição 'Olin'. Quero mais e agora tens-me à perna... preciso de aprender SEMPRE e os teus temas interessam-me a mim também!

Depois, a árvore neuronal não deve deixar de ser exercitada, tal como os músculos do nosso corpinho...

bj

joao madail veiga disse...

Só hoje vou a termas, Mondariz na Galiza, um luxo, optimos cozidos galegos e alvarinho delicioso.
Obrigado pelo presente que ficou na Avela, vai abrilhantar a garrafeira do NVV Veronique e deixou-me mais obrigado ainda a contar a estória do '...parecia a guerra do vietnam...'

almagrande disse...

Caro Comandante,desejo-lhe um óptimo fim-de-semana..cuidado com os meios copos de água.De resto,espero que a dita cuja corresponda ás expectativas.