quinta-feira, 4 de novembro de 2010

"Sour"




Há épocas de transição que sempre me fizeram lembrar os fatos de meia-estação, não cumprem a função senão em curtas alturas do dia, ou são demasiado quentes ou lamentamos não ter vestido alguma coisinha mais aconchegante. O Outono, neste caso, vai alternando dias fantásticos, solarengos e convidativos ao lavar dos cestos no que às práticas vélicas concerne, com dias que já sabe bem acender o borralho a certas horas. Estes dias, ainda na ressaca de alguns extraordinários do Verão, fazem-me duvidar se vale a pena ir ao cabanal tirar o barco, dar-lhe uma espanadela, rebocá-lo até à marina mais próxima e montá-lo pra fazer dois ou três bordos, necessáriamente curtos, tanto quanto os dias. Depois de não o fazer, contento-me com uma passeata pela beira da Ria, praguejo e chamo nomes a mim próprio por não ter metido o barco na água, perdem-se dias fantásticos, curtos mas muito bons. Por vezes, nestes arremendos de matar saudades da Ria, vejo passar um ou dois barquinhos e arrependo-me tremendamente de não ter feito o mesmo, de estar lá no meio da água e de, na incerteza, ter vestido o fato de Inverno e ter-me convencido que não valia os trabalhos e canseiras. É óbvio que vale sempre a pena, quanto mais não seja para sair da modorra semanal, de aturar as bestas que se atravessam no nosso caminho, de políticos tão competentes que até acusam ao Sr.Professor que os estão a copiar das galerias da assembleia. A copiar o quê, esta gentalha não tem vergonha na tromba? Roubam gravadores, comem robalos dos bons, o que prova que não há refeições grátis, fazem centros comerciais em cima de ninhos dos passarinhos, brincam à batalha naval com submarinos, cortam os sobreiros que querem e lhes apetece, abandonam os cargos para que foram eleitos em troca de um prato de lentilhas, tratam a maralha como se todos fossem utilizadores do Magalhães. E povo gosta e quer mais, e muito bem, eu quando quero mais, pago mais.
O povo é sereno... é só fumaça!
A revolução triunfou, o estado social deve estar orgulhoso, a justiça e a igualdade são uma realidade, a economia está pujante e finalmente estamos na linha da frente.
O povo é sereno!
Fica a génese da coisa.

3 comentários:

Laurus nobilis disse...

Existe um filme, realizado pelo alemão Thomas Harlen, que documenta bem o que foi a ocupação da Torre Bela. É um documento único, do que foram os chamados movimentos campesinos e as ocupações selvagens de terras em 1975.

Quando passaram os 30 anos do golpe militar de 25 de Abril, o "Público" publicou uma série de DVD's sobre a data, em que este filme foi vendido juntamente com o jornal. Se conseguir, vale a pena vê-lo.

João Manuel Rodrigues disse...

A Torre Bela, sim senhor, lembro-me perfeitamente, bem pertinho da terra da minha avó, cheguei várias vezes em muido a ir lá á lenha na carroça do Zé Machado.

Depois da ocupação ficou ao abandono, passei por lá vezes sem conta, ainda hoje lá passo amiude.

João

Fernando Costa disse...

Salve Alma Grande

Verdade! Você tem toda razão!

O povo é só fumaça ou poeira... Aqui no Brasil é a mesma coisa! Com uma agravante, ainda não aprendemos a gostar de velejar. E quem não veleja, sabe como é? É ruim da cabeça ou doente dos olhos.

Bons ventos

Fernando "Estrela d'Alva" Costa

de Cabo Frio, Brasil, Atlântico Sul

Falei de novo do seu ótimo blog no meu blog!

Dá uma olhada!

http://estreladalvacabofrio.blogspot.com/2010/11/ultimos-posts-blog-maritimos.html