quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

"Bons Ventos"



E vós, ó coisas navais, meus velhos brinquedos de sonho!
Componde fora de mim a minha vida interior!
Quilhas, mastros e velas, rodas do leme, cordagens,
Chaminés de vapores, hélices, gáveas, flâmulas,
Galdropes, escotilhas, caldeiras, coletores, válvulas;
Caí por mim dentro em montão, em monte,
Como o conteúdo confuso de uma gaveta despejada no chão!
Sede vós o tesouro da minha avareza febril,
Sede vós os frutos da árvore da minha imaginação,
Tema de cantos meus, sangue nas veias da minha inteligência,
Vosso seja o laço que me une ao exterior pela estética,
Fornecei-me metáforas imagens, literatura,
Porque em real verdade, a sério, literalmente,
Minhas sensações são um barco de quilha pro ar,
Minha imaginação uma ancora meio submersa,
Minha ânsia um remo partido,
E a tessitura dos meus nervos uma rede a secar na praia!

Excerto da Ode Marítima de Álvaro de Campos

5 comentários:

João Manuel Rodrigues disse...

Pode ser que em 2010, no intervalo de uma saída no NVV Véronique, se arranje tempo para umas bolinadelas no AlmaGrande.
Ou como costumamos dizer cá por baixo "um dia com mais vagar".

Bom ano para os navegantes da Ria.

João

almagrande disse...

Força João, vamos a isso.

joao madail veiga disse...

Bom anoooooooo

jc disse...

Um Bom Ano 2010 ALMAGRANDE.

almagrande disse...

Muito obrigado, um abraço aos blogueiros.