sexta-feira, 11 de setembro de 2009

"O Cruzeiro Revisitado"

No segundo dia do Cruzeiro, era este o panorama à suposta hora em que deveríamos ter largado. Uma calmaria absoluta, a fazer desesperar os que aguardavam uma brisa em S. Jacinto e os que aguardavam uns quilómetros mais a Norte para bater umas chapas.

Enquanto a Norte alguns esperavam a passagem dos barquinhos, a Sul, junto ao local da largada, esperávamos a nossa vez com um olho na brisa leve e outro no parceiro do lado. Aqui, numa fotografia roubada ao Helder, a bordo do Vouga "Aventura", pode-se ver o "Narceja", que carrega nos seus ombros muitos cruzeiros e muitas milhas de bons serviços na Ria. Foi construído no mesmo estaleiro que o "Almagrande" pelos mesmos, quarenta e muitos anos antes.

Na véspera, com a tal brisa preguiçosa, que em dias normais acorda por volta da hora do almoço, vogamos Ria abaixo, pelo canal de Ovar, comigo a enfiar-me na "sombra" do Cuca. Os outros a andar e nós sem podermos fazer grande coisa, valeu a boa disposição da tripulação do Cuca e as suas provocações espirituosas. Fernando, esse barco é um Bentley!

Na volta pra Ovar, com um patilhão que teimava em não baixar, acompanhado de dois proas que insistiram em mostrar os peitorais à plateia que nos acompanhava da ponte, numa condenável manobra propagandistica . A bolina está fraquinha mas vai ter que melhorar, pró ano estamos lá.

3 comentários:

Laurus nobilis disse...

Bela crónica!

Marieke disse...

OLá amigo Marco
Belos e velhos tempos em que eu com o CVCN ia acampar três dias para o Carregal com os miúdos dos Optimist..e depois com os Laser..enfim boas recordações
Um abraço
Marieke

almagrande disse...

Olá Marieke, o Cruzeiro continua a ser uma grande festa da vela e a rapazeada mais nova aproveita-a bem. Continuam a acampar lá pelo Carregal, a piscina continua a ser cheia para uns mergulhos e é vê-los por lá felizes da vida. Acho que nunca se vão esquecer destes dias passados na Ria.
Um abraço
Marco