terça-feira, 22 de abril de 2008

"Ah,your Majesty,there is no second.."



As dez horas da manhã do dia 22 de agosto de 1851,tinha sido dada a partida para uma regata em torno da ilha de Wight,organizada pelo Royal Yacht Squadron ,apelidada de 100 guinea cup e a primeira a ser disputada entre barcos britânicos e americanos.Ao final do dia,a aparentemente ansiosa Rainha Vitória,terá,alegadamente perguntado se já se viam os barcos,ao que alguém terá respondido"apenas a América..".Mandada construir por um grupo de entusiastas do recém criado New York Yacht Club,foi desenhada por George Steers e construída por William H.Brown.Depois de ganhar a imortalidade,ao vencer os 14 barcos britânicos no percurso de 53 milhas,foi vendida a um Lord irlandês,vendida e revendida de novo,esteve ao serviço do Sul e do Norte na guerra civil americana e depois de anos como iate particular,é comprada por subscrição pública e entregue à Academia Naval norte americana em Annapolis.Em 1912,o abrigo onde tinha sido colocada,cai devido a uma tempestade,esmagando a América.
Verdade ou mito,naquele dia de 1851,a Rainha teria perguntado qual era o segundo barco e a resposta ficaria para sempre associada à Taça América.Curiosamente,na taça estão inscritos os nomes de 13 barcos que competiram nesse dia,todos menos o de "AURORA",o barco que ficou em segundo lugar.Premeditado ou não,aumentou o peso da frase "Ah,your Majesty,there is no second..".

4 comentários:

joao madail veiga disse...

Isso foi porque o NVV Veronique não participou nessa Regatta, se não ficavam todos a léguas, milhas, pés, polegadas, quilometros, jardas, undsoveiter

almagrande disse...

Caro Comandante,como sou um admirador das suas dissertações gastro-náuticas,um dia destes vou publicar o menu da rapaziada durante a travessia para Inglaterra..não se tratavam mal!

Anónimo disse...

Venha lá esse menu!

almagrande disse...

JC,não fica esquecido.Embora seja apenas uma amostra..