domingo, 31 de maio de 2009

"Mudar de Vida"

Cenas da Arte Xávega na praia do Furadouro, retiradas do filme "Mudar de Vida", realizado por Paulo Rocha em 1966.

4 comentários:

Laurus nobilis disse...

Estes registos são uma verdadeira delícia! A vida que as "gentes" levavam, nem por isso... Mas lá estavam, sempre prontos para o dia seguinte!

almagrande disse...

Boas Laurus.Na vizinha Torreira, que sempre frequentei mais, podia-se e ainda se pode contactar com esse modo de ganhar a vida. Homens e mulheres, toda uma comunidade dependendendo do que as redes traziam. Alguns dos mais novos optavam mesmo por mudar de vida.

h ventura disse...

A feitura deste filme, de Paulo Rocha, foi um evento que marcou fortemente a comunidade de pescadores do Furadouro. Desde logo, na primeira vez que o filme foi projectado no cine-teatro de Ovar, veio todo o Furadouro em peso, a pé , para o ver. Foi um evento inesquecível, dizem. Filme onde os espectadores eram também actores. Mais tarde, Woody Allen produziu " A Rosa Púrpura do Cairo".
Estávamos na década de sessenta e a arte xávega, de Espinho à Costa da Caparica, ainda se fazia como modo de subsistência primário.
Eu fico particularmente sensibilizado com este filme pois lembro-me do grande palheiro-armazém qwue se vê do barco, e das ruínas deste barco, o "S. Pedro". E de tudo o mais , a lota à beira-mar, os gestos e os sons. E também das fugas dos rapazes que retiravam sardinha da rede...

almagrande disse...

Boas Helder, obrigado pelo contributo "Vareiro".